04-JUL-2023

Lixo no chão, não!
Infelizmente, um tema que está longe de perder a importância, é exatamente em relação ao descarte inadequado do lixo. Todo o lixo atirado para o chão impacta negativamente as nossas vidas assim como o próprio meio ambiente, pois a decomposição destes resíduos é um processo demorado e muitas vezes acaba no mar, causando severas consequências. De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo encontrado no mar tem origem em terra, sendo levado principalmente pelos rios, mas também pela ação dos ventos. O lixo descartado incorretamente também pode afetar a qualidade do ar e até mesmo transmitir doenças.

É fundamental mantermos os espaços limpos, seguros e saudáveis realizando um descarte adequado dos resíduos orgânicos e não orgânicos, colocando-os dentro do contentor e separando-os corretamente. A degradação da matéria orgânica dos resíduos gera biogás, uma mistura de gases com efeito estufa que pode impactar o clima.

Como fazer a separação correta dos resíduos?

A reciclagem permite dar uma nova vida aos resíduos e reduzir o consumo de recursos naturais, preservando assim o meio ambiente. É extremamente importante fazer a separação correta para evitar a contaminação dos resíduos e impossibilitar assim a sua reciclagem. Saiba onde depositar cada tipo de resíduo:

Ecoponto amarelo (embalagens plásticas e metálicas): Garrafas de água, de sumos e detergentes, garrafas de óleo alimentar, sacos de plástico, pacotes de manteiga e margarina, latas de conserva e de bebidas, pacotes de leite, embalagens de iogurte, esferovite, aerossóis, etc.
Não deve colocar pilhas, CD's, DVD's, canetas, garrafões de combustível, de tintas e vernizes, resíduos orgânicos, vidro, vasos de terra nem sacos de cimento.

Ecoponto azul (embalagens de papel e cartão): Embalagens de Papel e Cartão espalmadas, jornais, revistas, folhetos, interior do rolo de papel higiénico, sacos de papel, folhetos de publicidade, etc.
Não deve colocar papel autocolante, plastificado, alumínio, absorvente, papel e cartão com gordura, lenços e guardanapos sujos, papel de wc, toalhetes, fraldas nem sacos de cimento.

Ecoponto verde (embalagens de vidro): Garrafas, frascos e boiões de vidro.
Não deve colocar lâmpadas, chávenas, copos, pratos, espelhos, vidraças nem material de construção civil.

Indiferenciados: Papel de WC, papel e cartão com gordura, loiça, panos e outros materiais cuja reciclagem não é possível.
Não deve colocar pilhas, baterias, eletrodomésticos, lâmpadas, materiais de construção ou demolição nem resíduos verdes.

Resíduos orgânicos: Legumes, fruta, cascas, cascas de ovos, pão, massa, sacos de chá e café, folhas, relva, caules, flores, ramos, palha, feno, aparas de madeira, papel, cartão, palha, madeira não tratada e cinzas.
Não deve colocar pilhas, vidro, metal, plástico, medicamentos, produtos químicos, excrementos de animais domésticos, plantas doentes, gorduras, laticínios, carne, peixe e marisco nem cinzas em grande quantidade.

Não coloque Monstros, REEE's nem EEE's no contentor de resíduos indiferenciados.

Além dos resíduos mencionados acima, existem outros que não podem ser objeto de recolha normal, tendo em conta as suas características ou volume, como é o caso de:
Monstros: objetos volumosos fora de uso, como sofás, mobílias velhas, colchões e ferro-velho.
REEE's: são todos os resíduos, na aceção da alínea rr) do número 1 do artigo 3º do Decreto-Lei nº 152-D/2017, de 11 de Dezembro, ou seja, quaisquer Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (EEE's) que constituam resíduos, incluindo os componentes, subconjuntos e materiais consumíveis que fazem parte integrante do produto no momento em que este é descartado.
EEE's: são todos os equipamentos dependentes de corrente elétrica ou de campos eletromagnéticos para funcionarem corretamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos, e concebidos para utilização com uma tensão nominal não superior a 1 000 V para corrente alterna e 1500 V para corrente contínua.

Conheça todas as categorias de EEE's - Equipamentos Elétricos e Eletrónicos - clicando aqui.

Como posso solicitar o serviço gratuito de recolha seletiva de Monstros, REEE's e EEE's?

No concelho de Ponte de Lima, pode solicitar a recolha através de:
  • Chamada telefónica (258 900 400);
  • Presencialmente, nos serviços de atendimento da Câmara Municipal de Ponte de Lima;
  • Preenchimento e envio do formulário "Pedido de Recolha de Monstros e de Resíduos de Equipamentos Elétrico e Eletrónico", disponibilizado no website da Câmara Municipal de Ponte de Lima. Clique aqui para aceder ao formulário.
Após a recolha, são encaminhados para o ecocentro e para as plataformas da Resulima, S.A., sendo que os REEE's são tratados e valorizados pela entidade gestora Eletrão.

É importante consciencializar a população sobre as boas práticas de descarte do lixo, e o tratamento adequado, pois tanto nós como o planeta sofremos as consequências. Vamos acabar com a cultura de sujar as ruas da nossa terra por uma questão de saúde pública, cidadania e respeito pela nossa comunidade.

Cada coisa no seu lugar.