Cartão de Cidadão caducado

29-JUL-2021

O seu Cartão de Cidadão caducou?

Não se preocupe, o Governo estendeu o prazo de validade dos Cartões de Cidadão, caducados desde 24 de fevereiro de 2020, até 31 de dezembro de 2021


O seu Cartão de Cidadão vai caducar este ano?

60 dias antes do cartão caducar, o Instituto dos Registos e do Notariado, I.P. enviará para o cidadão a carta PIN com as instruções de renovação e uma referência multibanco. Se o cidadão não necessitar de alterar dados, bastará pagar a referência e o cartão ficará automaticamente renovado. Depois o cidadão poderá acompanhar todo o processo de renovação automática no site irn.justica.gov.pt, mediante o preenchimento de um conjunto de dados para confirmar que é o titular do cartão. O novo cartão é enviado, automaticamente, por correio registado para casa do seu titular, sem custos adicionais. Caso o titular não se encontre na residência poderá proceder ao seu levantamento na loja CTT identificada no aviso que é deixado na caixa do correio, nos dez dias seguintes, mediante comprovativo da sua identidade, através da exibição do Cartão de Cidadão ainda que caducado, Carta de Condução ou Passaporte e a carta PIN.

Trata-se de uma iniciativa cómoda, simples, segura e que valoriza o tempo do cidadão, permitindo mitigar os efeitos indesejáveis da pandemia.

  • Partilhar