Identifique e registe gratuitamente os seus terrenos no mapa

01-MAR-2022

A sua história está escrita nos seus terrenos.
Os marcos que só você conhece e a terra que mais ninguém pisa. Por isso, proteger as suas raízes e valorizar o seu legado está nas suas mãos.

O Município de Ponte de Lima aderiu ao BUPi - Balcão Único do Prédio, projeto nacional de expansão da política de cadastro predial simplificado, a funcionar no concelho de Ponte de Lima desde 13 de setembro.

Considerando que em Portugal, em especial nas zonas rurais, existem muitas propriedades das quais não se conhecem os donos ou os próprios limites dos terrenos, a identificação das propriedades no BUPi e o seu registo são a única forma de marcar os limites dos seus terrenos e garantir a sua titularidade.

Identifique e registe os seus terrenos de forma simples e gratuita em bupi.gov.pt ou na sua Câmara Municipal.

Pretendo realizar o registo de um terreno. Como faço?

Siga os seguintes passos:

1. Reúna os seus documentos.
    ✔️ Cartão de Cidadão do promotor;
    ✔️ Caderneta Predial (Autoridade Tributária e Aduaneira - Finanças);
    E outros documentos comprovativos de titularidade da propriedade, como uma escritura da compra e venda, habilitação de herdeiros ou decisão judicial.

2. Desenhe o seu terreno.
    No balcão BUPi, com a ajuda de um técnico, ou no site bupi.gov.pt, vai poder desenhar um polígono que representa os limites do seu terreno no mapa.

3. Conclua o processo de registo.
    O polígono do seu prédio será anexado ao registo predial existente. Caso não exista ou precise de ser atualizado, poderá dar início ao novo processo de registo de forma totalmente gratuita. E já está.

No próximo dia 3 de março, às 18h30, o Município irá realizar uma sessão de esclarecimento, no Auditório Municipal. Participe e esclareça todas as suas dúvidas!