Identifique e registe os seus terrenos | BUPi

26-JUN-2022

A sua história está escrita nos seus terrenos. Os marcos que só você conhece e a terra que mais ninguém pisa. Por isso, proteger as suas raízes e valorizar o seu legado está nas suas mãos. Agende a sua marcação, na Junta de Freguesia, para identificar e registar os seus terrenos.

O Município de Ponte de Lima já dispõe de um BUPi (Balcão Único do Prédio), a funcionar no Edifício Municipal, contudo, irá também executar um contacto de proximidade junto de toda a população. Na sede de Junta da Freguesia de Estorãos e nesta primeira fase, irá funcionar um Balcão Móvel nos dias 11, 12 e 13 de julho de 2022.

O BUPi é dirigido aos proprietários de prédios rústicos e mistos, sejam eles agrícolas ou florestais, tendo como principal objetivo localizar os terrenos, conhecer os seus limites, identificar os proprietários e poder registar gratuitamente.

O atendimento é feito de forma presencial, e as pessoas deverão ser capazes de identificar as suas propriedades no mapa, acompanhadas dos documentos pessoais e de titularidade (cartão de cidadão, cadernetas prediais, escrituras, habilitação de herdeiros, ou carta do IMI).
Para uma melhor coordenação, apela-se aos interessados para que façam marcação prévia na sede de junta da freguesia de Estorãos, presencialmente, ao domingo das 10:00H às 11:00H, ou à quarta-feira das 19:30H às 20:30H, nas próximas semanas.

Também pode identificar e registar os seus terrenos de forma simples e gratuita em bupi.gov.pt, realizando os seguintes passos:
  1. Reúna o Cartão de Cidadão, a Caderneta Predial da AT e comprovativos de titularidade;
  2. Desenhe o seu terreno no balcão BUPi em bupi.gov.pt;
  3. Registe o seu terreno de forma gratuita.